Alergia em Cães e Gatos

Causas? Como prevenir?

 

Muitas pessoas chegam até nós com perguntas como, meu cão está se coçando muito, meu cão está com queda de pêlos, meu filhote está muito ansioso e chora muito; meu cachorro está embolando muito e com a pelagem sem brilho, o ouvido vive inflamado, o que pode ser? Você indica algum produto para esses problemas? Como você consegue deixar a pelagem dos seus Yorkshires tão bonita?

Yorkshire terrier com pelagem bem cuidada - faig yorkies

Esse artigo pode esclarecer suas dúvidas e ajudar nos cuidados e saúde do seu amigo de quatro patas.

As alergias em cães e gatos são provocadas principalmente por 3 situações:

Produtos de limpeza utilizados no ambiente onde ele vive; produtos utilizados para o banho e higiene do animal; Alimentação disponível para seu pet.

Antes de pensar no tratamento, é muito importante conhecer as causas prováveis da alergia e eliminá-las para que não volte a acontecer.

 

Muitas vezes nem precisa de tratamento se a prevenção for feita desde o começo!

 

As alergias a produtos de limpeza são a causa mais comum que acometem cães e gatos. Assim como com crianças, os animais também devem ser deixados longe dos produtos de limpeza, mesmo os que são feitos próprios para a limpeza do ambiente pet, a menos que comprovadamente sejam hipoalergênicos. Por isso importante que o local, que esteja sendo limpo, fique isolado durante e após a limpeza por algum tempo, por questões de segurança.

Outra prática muito comum que acarreta extremo desconforto e alergias é o uso inadequado de produtos que não são próprios para cães e gatos, como shampoo e condicionador de humanos, mesmo os famosos de bebê como Johnson, Natura bebê ou dove por exemplo, por isso muito bom evitá-los.

A alergia é desencadeada através de uma reação do sistema imunológico quando o cachorro ou gato entra em contato com alguma substância que seja tóxica ou alérgena, o corpo reconhece como algo estranho e desencadeia a reação alérgica.

Quanto mais o animal tiver contato com o produto que cause a alergia, maior será a intensidade que ela aparecerá. As vezes começa com uma simples coceira e pode durar anos sem que seja percebido, causando desconforto ao animal e ir piorando, gerando dor e angústia, e em alguns casos até levar ao óbito. É uma situação muito sofrida e estressante por conta das dermatites tópicas principalmente.

Por isso muito importante saber o que causa as alergias e evita-las a todo custo!

Fique atento aos sintomas das alergias, que costumam ser manifestadas por dermatites como:

 Coceira, vermelhidão na pele, bolinhas vermelhas que parecem espinhas e falhas no pelo, lambeduras excessiva em locais de alergia, ouvidos inflamados com muita frequência, secreção nos olhos, pele com machucados, crostas e inflamações.

Produtos que mais causam alergia em cães e gatos:

> leite, e alimentos e/ou rações de qualidade duvidosa

> Plantas

> remédios hormonais para evitar cio

> Detergentes, sabão em pó e produtos de limpeza

> alguns tipos de tecido (lã, poliéster)

> pulgas, Vermes e carrapatos

 

Como prevenir Alergias em Cães e Gatos

 

O melhor método para evitar alergias é preveni-las. Para que seu animal não sofra e para sua própria economia com gastos de tratamento utilize essas dicas:

Para começar elimine do ambiente as possíveis causas da alergia, mesmo que seu animal já esteja com alergia utilizando esses métodos terá resultados muito satisfatórios e em muitos casos a alergia acaba.

Hoje existem no mercado soluções mais naturais e com fórmulas hipoalergênicas, como os da Biowash, dentre outras. São excelentes produtos desenvolvidos inclusive para humanos por não causarem nenhum tipo de alergia, e o melhor que por serem biodegradáveis, não agredirem o meio ambiente. 

Por exemplo, se você lava a caminha do seu cão, cobertores e outras coisas que eles têm contato com sabão em pó experimente trocar para sabão preferencialmente liquido ou são de coco.

Outro ponto muito importante são os produtos químicos utilizados na limpeza da sua casa, os desinfetantes como Veja, multiusos, cloro ativos, amônias, sapólio e outros que possuem química para desinfetar causam muitas alergias por terem componentes tóxicos aos cães e gatos, e inclusive para crianças e até nós.

Ter a casa limpa e cheirosa, não precisa ser perigoso, existem multiusos hipoalergênicos que prometem deixar o ambiente super limpo e cheiroso!

Caso por algum motivo precise desinfetar algum ambiente, opte pelo cloro bem diluído e ou desinfetantes como Gliocide ou Herbalvet. Mas esses produtos precisam ser bem diluídos e faça quando seu animal puder ficar em um ambiente totalmente separado até que a limpeza acabe e o ambiente tenha “respirado” por pelo menos uns 20 minutos.

 

Manter a casa limpa sem os produtos químicos proibidos para Animais deixará seu pet muito mais saudável e feliz!

 

Clique na imagem acima e saiba mais!!